top of page

São Luís Gonzaga - Um chamado de Deus ao Amor desde a juventude

  • Foto do escritor: Teones Ferreira
    Teones Ferreira
  • 21 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

"Aquele que não é homem de oração não chegara jamais a um ato grande de santidade nem jamais triunfará sobre si mesmo...".
São Luís Gonzaga

Considerado pela Igreja como o "Patrono da Juventude Cristã", Luís de Gonzaga nasceu em 1568 na Corte de Castiglione. Filho da nobre Laura Gonzaga e de Fernando Gonzaga, que era Marquês de Castiglione e príncipe do Sacro Império. De família nobre e de grande poder o recém-nascido haveria de ser a maior glória da dinastia dos Gonzaga, uma das mais ilustres de toda a Itália. Desde de muito novo seu pai o motivava a ser príncipe, mas por outro lado sua honrosa mãe dava-lhe formação cristã, esta que fez uma promessa a Nossa Senhora de Loreto, de consagrar-lhe seu primeiro filho e de levá-lo em peregrinação ao seu santuário. Diferente de outras crianças da época que sonhavam com as glórias das conquistas militares e das honras da nobreza, o pequeno Luís crescia na virtude cristã. A partir dos 7 anos de idade despertou de maneira mais intensa o interesse pela vida de oração e pela vida espiritual, e seu amor e devoção a Santíssima Virgem Maria crescia de tal forma que quando completou 9 anos de idade consagrou sua vida a ela, fazendo voto de castidade perpétua, mesmo sem o conhecimento de seus pais.

Com 10 anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, recebeu, no castelo, o então cardeal-arcebispo de Milão, São Carlos Borromeu que ficou encantado com a pureza e santidade do jovem nobre, tendo declarado: "Que jamais encontrara jovem que, em tal idade, atingisse tão elevada perfeição".

Luís crescia não só fisicamente, mas também espiritualmente. A meditação tornou-se um hábito constante em sua vida o que levou um de seus criados afirmar: "Todos seus pensamentos estavam fixos em Deus. Fugia dos jogos, dos espetáculos e das festas. Se dizíamos algum palavrão, logo chamava-nos e repreendia-nos com toda caridade".

Aos 16 anos descobriu seu chamado à vida religiosa, mas por representar garantia de sucessão enfrentou a grande resistência de seu pai, o mesmo que o levara para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação. Mas com grande dificuldade seu pai deu-lhe seu sim.

No dia 1º de novembro de 1585, já com 17 anos, diante dos pais e de parentes mais próximos, Luis renunciou aos direitos de primogênito, aos bens e aos títulos em favor de seu irmão Rodolfo.

Tendo 18 anos incompletos apresentou-se ao superior da companhia de Jesus, em Roma. Foi aceito como noviço e lá mostrou-se espiritualmente preparado para a vida sacerdotal e religiosa.

Alguns anos depois Luis saiu de Roma e foi aonde fosse necessário para dar continuidade a sua formação. Em 1590 voltou para Roma e chegando lá se deparou com a situação caótica causada por uma terrível epidemia. Lá o jovem jesuíta começou a empregar seu tempo no cuidado dos enfermos, tratando-os, visitando-os e ajudando-os a chegarem nos hospitais.

Seu zelo, amor e caridade em querer ajudar todos esses enfermos lhe custou a sua saúde e acabou sendo vitimado do contágio da epidemia.

Luís Gonzaga veio a falecer no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade. Por seu grande exemplo e testemunho de vida cristã foi canonizado pelo Papa Pio XI no ano de 1926.

Sendo visto como padroeiro da juventude, dos seminaristas e dos estudantes, São Luís Gonzaga é bastante cultuado pelos católicos e tem se tornado grande santo de devoção dos jovens.


Altíssimo foi seu grau de santidade. Nada de terreno o atraía, pois vivia continuamente contemplando Nosso Senhor. Este sim, que atraia seu olhar, alma e coração. “No entardecer da nossa vida, seremos julgados segundo o amor”, é para este amor, a esta entrega total, que Deus nos chama a viver desde a juventude.


E aí irmãos(ãs)? Vamos mergulhar mais profundo nesse chamado que nosso Senhor nos faz?

Vamos lá! Sigamos este belo exemplo de santidade e amor a Jesus e aos pobres que São Luís Gonzaga nos dá.

Fiquem com Deus! Paz e bem!



São Luís Gonzaga, rogai por nós!

1 comentário


ellenferreyra2020
22 de mai. de 2020

Exemplo de amor e devoção 🙏🙏

Curtir

© 2018 por Blog do Teo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page